Pra começar a falar sobre esse assunto gosto de inicialmente esclarecer que emoção e sentimentos apesar de serem intimamente ligados possuem diferentes sentidos dentro de nós.
A emoção é um conjunto de respostas, a forma como reagimos a algo que nos acontece. O que é bom, por que nos mantem em movimento.
O sentimento segue e emoção, as emoções dão origem aos sentimentos.
Pra ficar mais claro, as emoções duram pouco tempo. Você pode ter vivido uma emoção triste ao receber uma notícia triste, mas isso não faz de você uma pessoa triste. Fez sentido?
Gosto sempre de pensar que posso estar triste, magoado, chateado mas isso não me define.
As emoções precisam ser reconhecidas, e vivenciadas no momento que aparecem. Caso a gente não a reconheça e não a viva ela pode se eternizar, internalizar de uma forma que pode não ser positiva.
Quando lidamos com a raiva por exemplo, uma pessoa entra em casa e esta em um dia difícil, e naturalmente acaba “descontando” em pessoas próximas. Cabe a nós compreender esse momento e não entrar no Jogo, mudar o ciclo para que essa emoção do outro não nos afete.
Quando compreendemos esse ciclo e que não precisamos nos alimentar ou retroalimentar de emoções passageiras o processo fica mais leve.
Fica mais fácil compreender a nós mesmos e aos outros.
Te convido a pensar sobre o assunto!